A Igreja construída pelos primeiros imigrantes italianos ao chegar em Nova Pádua, está localizada em meio a um belíssimo vale, perto do riacho antigamente conhecido como Rio Manoel Tampy, no lote nº 01 do travessão Serro Largo.
Totalmente feita de madeira de pinheiros, e sem nós, foi utilizado somente o cerne da araucária, proveniente de pinheiros centenários que haviam na região naquela época de forma abundante. Por ter sido construída com tão nobre madeira, resistiu tantos anos ao tempo, chegando até nossos dias. Atualmente sua metragem é de 7,50 metros de comprimento por 5 metros de largura.
Hoje a localidade é conhecida como Serro Grande, cujo primeiro proprietário e doador das terras foi Marco Rocco Bordignon, imigrante que nasceu em 16.04.1848 em Cartigliano-VI, casado com Angela Andolfatto nascida em 22.09.1853 de Padova. Casaram em 18.11.1873 em Fontaniva PD, e vieram para o Brasil com filhos.
Em 1919 por determinação da igreja, todas as terras das capelas que tinham sido construídas pelas comunidades, deveriam ser formalmente passadas para a Igreja, pelo que o então proprietário do lote n.1 do Serro Largo, João Didonè e sua esposa Luiza Gnollo, ratificaram novamente a doação antes feita por Marco Rocco Bordignon e desta vez repassaram a escritura para a Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre, em 26 de agosto de 1920.
Nenhum comentário:
Postar um comentário