RELÍQUIA DI SAN VALENTIN

Outro fato importante a respeito desta capela, é que é a única igreja de Nova Pádua a contar com uma relíquia autentica de Santo. A relíquia de São Valentim5. Quanto a esta, a referencia que encontramos é a de Gema Tonet, que diz que teria sido trazida pelos nossos imigrantes. Contudo, na capela há um quadro com um documento que poderá elucidar a contento a questão. Ao que parece, o quadro trata do certificado de autenticidade da relíquia de São Valentim. É necessário fazer a devida tradução e, quem sabe, restauro do documento, pois parece estar em latim e bastante apagado, vítima do tempo e da umidade. O quadro encontra-se pendurado no fundo da igreja ao lado direito para quem entra.
5 - Valentim, depois da condenação de morte, foi decapitado em 14 de fevereiro de 270.

Também fato que merece registro é que a reliquia teria seu certificado escrito em latin, e subscrito por Giovanni Antonio Fariana6 , Bispo de Vicenza que faleceu em 1888, e que foi canonizado pelo Papa Francisco. Portanto, além da reliquia, há também um documento possivelmente firmado por um Santo, e que infelizmente a ssinatura não é mais legível. Disto também podemos deduzir que o certificado da reliquia é anterior a 1888, pois não poderia ter sido firmado após a morte do Bispo.
6 - Giovanni Antonio Farina, nascido em Gambellara (Vicenza) em 11 de janeiro de 1803, foi educado desde a infância, ao estudo e à prática religiosa do tio, um padre. Inteligente e bem treinado em todas as disciplinas, foi contratado como professor de eloqüência sagrada e do Seminário de Vicenza antes da consagração como sacerdote em 1827. Fundou a Congregação das Irmãs Mestras de Santa Doroteia, filhas dos Sagrados Corações, em 1836. Na educação, em particular trabalhava com meninas que eram surdas e cegas. O projeto educativo expandiu-se ao longo do tempo na Itália e em outras nações, encarnou em várias formas de trabalho de caridade, motivada pela necessidade da sociedade. Ele foi bispo de Treviso (1850-1818), em junho de 1860 quando foi transferido para a Sé de Vicenza participou do Concílio Vaticano I, onde ele estava entre os partidários da definição do dogma da infalibilidade papal. Em Vicenza permaneceu até 4 de março de 1888, o dia de sua morte. Em 4 de novembro de 2001 foi declarado beato pelo papa João Paulo II e em 23 de novembro de 2014 foi canonizado pelo papa Francisco. Sua memória litúrgica é comemorada em 14 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário