quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Igreja do Serro Grande ganha novo telhado

Nesta terça-feira, 11 de setembro, foi concluída a troca do telhado da Igreja do Travessão Serro Grande. A igreja necessitava de intervenções estruturais e de modo especial do telhado. 

As telhas foram doadas pela Empresa Dallemole Estruturas Metálicas, de Flores da Cunha. Os trabalhos foram executados pelo marceneiro Januário Galiotto. 

Também merece registro, que os pregos utilizados para fixação do telhado de zinco anterior, e que agora foi substituído, eram pregos simples com acréscimos manual de uma chapa de zinco mais fina, como pode ser visto na fotografia, técnica esta provavelmente aplicada ao colocar o telhado, com o objetivo de impedir a infiltração de água, e que de certa forma foi eficiente, já que este telhado anterior cobriu a igreja por aproximadamente 50 anos.

Vale registrar ainda que quando este telhado, que agora foi substituído, foi colocado, ele substituiu o telhado de “scandole”, que era um telhado de pedaços de madeira sobreposto. 

As tábuas de madeira que foram substituídas no beiral, ou seja, as tábuas antigas tinham as partes centrais que puderam ser aproveitas e com elas se fez a soleira da porta e a substituição das tábuas do assoalho que ficava em frente à porta, aproveitando-se assim, ao máximo todo o material retirado da igreja que, agora passou a ter outra utilidade.


Confira as fotos do novo telhado da Igreja do Serro Grande:




















Texto: Maicon Pan /Nair Panizzon Paroni
Fotos: Ademar Baroni

Nenhum comentário:

Postar um comentário